Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021
HOME img A RÁDIO img PROGRAMAÇÃO img EQUIPE img NOTÍCIAS img CHAT img PROMOÇÕES img ANÚNCIE img FALE CONOSCO  
GALERIA DE FOTOS PARCERIAS COMO OUVIR? SUGESTÕES MURAL DE RECADOS AGENDA DE EVENTOS VIDEOS  
   
img   img
Chuvas e ventos fortes deixam parte de seis cidades da Paraíba às escuras
Meteorologista explica que as rajadas de vento provavelmente tenham sido motivadas por conta de um fenômeno que está atingindo o Nordeste
Seis cidades da Paraíba ficaram parcialmente sem energia na Paraíba, nessa segunda-feira (17), de acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, concessionária de energia elétrica do estado. A interrupção temporária foi provocada pela incidência de fortes chuvas e ventos nas regiões do Agreste, Brejo, Curimataú e parte do litoral. O fornecimento foi interrompido em pontos de Itabaiana, Caldas Brandão, Gurinhém, Massaranduba, Alagoa Nova e João Pessoa.

Uma das localidades cidades mais atingidas foi Gurinhém, localizada a 75km de João Pessoa na região do Agreste da Paraíba. No distrito de Boqueirão, o teto de dois postos de combustíveis foi destruído, casas foram destelhadas, muro caído e árvores derrubadas pela força dos ventos.

A localidade ficou às escuras por horas devido à queda de torres de alta tensão. Ainda na região do Agreste, as cidades de Itabaiana e Caldas Brandão, ficaram sem energia elétrica. O abastecimento já foi normalizado.

As fortes chuvas também ocorreram no município de Remígio, no Agreste. A intensidade das águas elevou o nível da Lagoa Parque Remígio, situada no centro da cidade, e o local ficou temporariamente intransitável.

No Cariri paraibano, as chuvas trouxeram esperança para os agricultores de Taperoá, cidade localizada a 250 km de João Pessoa. Por volta das 19h40, segundo os moradores, foram registradas as primeiras ocorrências de chuvas. Algumas ruas do centro da cidade ficaram alagadas e a população comemorou. Taperoá está na lista das cidades que tiveram a situação de emergência decretada em virtude da seca.

Em João Pessoa, a noite de segunda também foi de muita chuva. Algumas avenidas ficaram alagadas e em alguns trechos o tráfego foi interrompido. Segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) da Capital, o trânsito ficou lento em alguns pontos, mas sem congestionamento. Não foi registrado acidente.

Segundo Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, os fortes ventos e as chuvas nas regiões do Brejo, Cariri, Agreste e parte do Litoral e Curimataú, foram provocados pela passagem de um sistema meteorológico conhecido por Vórtice Ciclônico, que ocorre todos os anos.

Bandeira disse que um levantamento está sendo feito e um boletim será divulgado ainda nesta terça com as precipitações ocorridas nas cidades paraibanas. A meteorologista explicou as chuvas devem se estender durante esta semana.

Mesmo com chuvas esparsas registradas no final de 2013 e no início deste ano, a estiagem se agrava pelo interior da Paraíba. Já são 28 açudes com volumes abaixo de 3% de suas capacidades de armazenamento, desses 20 estão completamente secos.

As chuvas registradas em diversas cidades do Sertão, principalmente no vale do rio Piancó, nos últimos dias, vêm trazendo esperanças não só aos agricultores nas zonas rurais que costumam plantar nos primeiros sinais do inverno, mas também a quem vem sofrendo ameaças de colapso no abastecimento.

Previsões

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o vórtice ciclônico de altos níveis produziu novas precipitações em 69 cidades nas últimas 24 horas.

De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, o vórtice ciclônico é um dos principais sistemas meteorológicos que provocam alterações no tempo da região Nordeste e atua principalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

“A localização dele contribuiu para a formação de áreas de instabilidades nas regiões central e leste do Estado. O que provocou algumas mudanças nas variáveis do clima, a exemplo da pressão e temperatura. No domingo, a atuação do vórtice contribuiu para precipitações mais fortes no Sertão, já de ontem para hoje tivemos como foco o Agreste, Brejo, Cariri e Curimataú”, elencou Bandeira.

Os dez maiores índices pluviométricos registrados pelo setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa nas últimas 24 horas ocorreram nas cidades de Coxixola (82 mm), São Vicente do Seridó (81 mm), Areia (79,8 mm), Taperoá (78,8 mm), Cabaceiras (75 mm), Remígio (74 mm), Tenório (72,6 mm), Juazeirinho (71,6 mm), Esperança (60 mm) e Alagoa Nova (57,7mm). João Pessoa teve 22,5 mm e Campina Grande 10 mm.


Fonte: Portal Correio
Foto: uma das ruas de Taperoá
Créditos: Reprodução/ Taperoá em Foco


Notícia Postada em 18/02/2014


  VEJA TAMBÉM!

[25/11/2014] - REAÇÃO: “Quem não estiver com o governo peça exoneração”, recomenda Ricardo
[25/11/2014] - Polícia Federal paralisa atividades por 48 horas na Paraíba
[25/11/2014] - Maísa Cartaxo deve ser o nome escolhido para vice na chapa de Veneziano Vital do Rêgo
[25/11/2014] - Polícia prende acusado de praticar atos libidinosos com criança de 6 anos em João Pessoa
[25/11/2014] - Moradores interditam BR-230 próximo ao Porto de Cabedelo; Postos já começam a ficar sem combustível
[25/11/2014] - "Estão tentando criar uma situação para que eu pareça o causador do rompimento", declara RC
[25/11/2014] - DONA INÊS-PB. LADRÃO É PRESO POR POLICIAIS DO RN, COM APOIO DE POLICIAIS DA PB. O ACUSADO FOI ALVEJADO.
[25/11/2014] - Dupla é apreendida após roubar moto de sargento da polícia em Guarabira, no Brejo
[24/11/2014] - Inquérito apura denúncia de abuso cometido por padre na Paraíba
[24/11/2014] - Petrobras abre inscrições nesta segunda-feira com salário de R$ 8 mil

img   img
 
  NO AR
img
Programa: Talismã Fm
Com: O Orgulho da Gente!
Até as: 24:00 hs. No AR pra você
Email:
 
  RECEBA AS ATUALIZAÇÕES
img
Rádio Talismã 99,3 FM
Receba as atualizações do site direto em seu e-mail!
NOME:
E-MAIL:
 
  PEÇA SEU SOM
img
Seu nome:
Cidades / Estado:
Pedido / Mensagem :
 
  OUVINTE DO MÊS cadastre-se  
img
 
  TWITTER
img
 
  ENQUETE
img

Nenhuma Enquete encontrada!

 
  AGENDA
img
Nenhum registro encontrado!
 

© 2011 - www.talisma993fm.com.br - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por PC GOLD INFORMÁTICA