Sexta-feira, 29 de Março de 2024
HOME img A RÁDIO img PROGRAMAÇÃO img EQUIPE img NOTÍCIAS img CHAT img PROMOÇÕES img ANÚNCIE img FALE CONOSCO  
GALERIA DE FOTOS PARCERIAS COMO OUVIR? SUGESTÕES MURAL DE RECADOS AGENDA DE EVENTOS VIDEOS  
   
img   img
Diretoras fraudavam documentos para reduzir pena de presas na Paraíba
Duas diretoras da penitenciária e um advogado foram presos nesta manhã. Pelo menos seis detentas foram beneficiadas com a fraude.
Duas diretoras do Presídio Regional Feminino da penitenciária Raymundo Asfora, em Campina Grande, são suspeitas de aliciar detentas para que contratassem os serviços de um advogado específico para ter acesso à ala em que poderiam trabalhar. Segundo o delegado Glauber Fontes, o esquema comandado pelo trio fraudava documentos de comprovação de horas trabalhadas para que elas tivessem suas penas reduzidas. Pelo menos seis detentas já teriam sido beneficiadas.
Os três, diretoras e o advogado, estão entre os sete presos na manhã desta quinta-feira (23) em uma operação da Polícia Civil nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Além deles, quatro presidiárias que estavam no regime semiaberto retornaram para o fechado a partir da operação e duas que já estão no regime fechado vão responder por novos crimes. O advogado preso era responsável pela defesa de quatro das seis detentas envolvidas na fraude.
As investigações tiveram início há cerca de três meses, quando uma denúncia anônima indicou a existência do esquema. Segundo o delegado regional de Campina Grande, Marcos Paulo Vilela, além das prisões, foram apreendidos um computador que era usado na diretoria do presídio e livros de registro de atividades das presidiárias.

Esquema adulterava documentos
Segundo o delegado Glauber Fontes, da Polícia Civil de Campina Grande, a fraude consistia em mover as detentas de um setor do presídio para outro, para que elas pudessem trabalhar em troca de redução de pena. "Após a transferência, o registro de horas trabalhadas era adulterado para que as detentas tivessem mais tempo de trabalho do que o que efetivamente foi cumprido,” explicou Glauber.
O esquema tinha como objetivo beneficiar as presidiárias da unidade com a possibilidade de redução da pena e até mesmo facilitar a progressão de pena do regime fechado para o semiaberto. “Ainda estamos investigando quais benefícios eram concedidos para as diretoras e para o advogado”, disse Glauber. De acordo com os delegados que participaram da operação, há indícios de que o esquema fraudulento exista desde 2012.

A Polícia Civil continuará investigando o caso diante da possibilidade de existir mais presas beneficiadas além da seis identificadas pela operação. O delegado Marcos Paulo Vilela explicou também que não descarta novas prisões.
A diretora Alinne Cristine Cardoso da Silva, a vice diretora Silnara Araújo Galdino e o advogado Ramon Dantas Cavalcante tiveram as prisões provisórias decretadas e podem permanecer reclusos na Central de Polícia de Campina Grande por até cinco dias. "Eles ficarão à disposição da polícia para que a investigação do caso seja feita. Caso seja necessário, pode haver uma redução ou prorrogação no tempo da detenção," completou Marcos Paulo.
Diretora-adjunta e advogado negam acusações
De acordo com o advogado Moisés Morais, que representa Silnara Araújo Galdino, ela não tinha conhecimento da fraude e apenas seguia as ordens da diretora. "Por ser uma subordinada, não pode fazer nada sem o conhecimento da direção, por isso mesmo ela não poderia ter emitido nenhum documento pelo qual está sendo acusada de ter feito," disse Moisés Morais.
Já Félix Araújo Neto, representante de Ramon Dantas Cavalcante, explicou que seu cliente não teria envolvimento no caso e que solicitava a redução da pena das detentas sem o conhecimento da fraude na quantidade de horas trabalhadas. "Ele atuou meramente na condição de advogado e alega categoricamente que não participa de qualquer tipo de procedimento ilícito", afirmou Félix.


Fonte: G1/PB
Foto: Diogo Almeida / G1


Notícia Postada em 23/01/2014


  VEJA TAMBÉM!

[25/11/2014] - REAÇÃO: “Quem não estiver com o governo peça exoneração”, recomenda Ricardo
[25/11/2014] - Polícia Federal paralisa atividades por 48 horas na Paraíba
[25/11/2014] - Maísa Cartaxo deve ser o nome escolhido para vice na chapa de Veneziano Vital do Rêgo
[25/11/2014] - Polícia prende acusado de praticar atos libidinosos com criança de 6 anos em João Pessoa
[25/11/2014] - Moradores interditam BR-230 próximo ao Porto de Cabedelo; Postos já começam a ficar sem combustível
[25/11/2014] - "Estão tentando criar uma situação para que eu pareça o causador do rompimento", declara RC
[25/11/2014] - DONA INÊS-PB. LADRÃO É PRESO POR POLICIAIS DO RN, COM APOIO DE POLICIAIS DA PB. O ACUSADO FOI ALVEJADO.
[25/11/2014] - Dupla é apreendida após roubar moto de sargento da polícia em Guarabira, no Brejo
[24/11/2014] - Inquérito apura denúncia de abuso cometido por padre na Paraíba
[24/11/2014] - Petrobras abre inscrições nesta segunda-feira com salário de R$ 8 mil

img   img
 
  NO AR
img
Programa: Talismã Fm
Com: O Orgulho da Gente!
Até as: 24:00 hs. No AR pra você
Email:
 
  RECEBA AS ATUALIZAÇÕES
img
Rádio Talismã 99,3 FM
Receba as atualizações do site direto em seu e-mail!
NOME:
E-MAIL:
 
  PEÇA SEU SOM
img
Seu nome:
Cidades / Estado:
Pedido / Mensagem :
 
  OUVINTE DO MÊS cadastre-se  
img
 
  TWITTER
img
 
  ENQUETE
img

Nenhuma Enquete encontrada!

 
  AGENDA
img
Nenhum registro encontrado!
 

© 2011 - www.talisma993fm.com.br - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por PC GOLD INFORMÁTICA