Domingo, 19 de Setembro de 2021
HOME img A RÁDIO img PROGRAMAÇÃO img EQUIPE img NOTÍCIAS img CHAT img PROMOÇÕES img ANÚNCIE img FALE CONOSCO  
GALERIA DE FOTOS PARCERIAS COMO OUVIR? SUGESTÕES MURAL DE RECADOS AGENDA DE EVENTOS VIDEOS  
   
img   img
Assembleia Legislativa lança álbum histórico do Parlamento
A Assembleia Legislativa lança nesta quarta-feira (27), às 18h, em seu Salão Nobre, o livro/álbum “Breve História do Legislativo Paraibano”. A publicação de 220 páginas, ricamente ilustrada, revisita por meio de documentos e imagens importantes os mais decisivos momentos da vida política do País e do Estado, principalmente a partir da criação do parlamento nacional, em 1823, e da Assembleia Estadual, instalada em 1835.

“É um trabalho de resgate histórico destinado a contribuir para que se reponha a real dimensão do Parlamento no desenvolvimento do nosso Brasil e da nossa Paraíba”, refere-se o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo, ao registrar que se impuseram ao Legislativo, afora suas originais atribuições institucionais, “inúmeroscompromissos demandados da própria evolução da sociedade nas lutas pelas liberdades democráticas, pelo progresso econômico e pela justiça social”.

Fruto de um trabalho coletivo coordenado pela Diretora de Comunicação, jornalista Beth Torres, e pela Diretora de Cultura, Cida Lobo, e iniciado pelas pesquisas que deram vida ao Memorial Parlamentar criado há dois anos, o álbum é dividido em oito capítulos que tratam, em resumo, da evolução política e do processo eleitoral desde os tempos do Brasil colônia, do império, da República, Estado Novo, ditadura militar, movimento pelas eleições diretas e Colégio Eleitoral, a Constituinte de 1988 e a primeira eleição presidencial após os 21 anos de regime de exceção.

O livro expõe e rememora fatos históricos que entrelaçaram a vida política da Paraíba e do país, como a Revolução de 1930 – que resultou nas mudanças da bandeira do estado e do nome da capital, para João Pessoa. E resgata outros vínculos guardados no passado, mas sempre pesquisados, pela dimensão que à época tiveram, pelo forte impacto que causaram.

Referência historiográfica - Embora não se pretenda uma obra acadêmica, suas informações foram extraídas de extensa bibliografia e também baseadas em pesquisas das mais confiáveis fontes, disponibilizadas por instituições públicas, memoriais, fundações e universidades sobre fatos e personagens marcantes da vida política do Brasil e de seus estados.

E se oferece, assim, como futura referência historiográfica, pelo volume e qualidade das informações e dados que formam seu conteúdo editorial, que foi acrescido de “preciosidades” históricas garimpadas de fontes como a Fundação Getúlio Vargas (com seu Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro e seu Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC), a Biblioteca do Congresso Nacional, a Presidência da República, o Tribunal Superior Eleitoral, a Fundação Banco do Brasil, o Memorial JK, entre outras.

Produzido pela Mix Comunicação, impresso na gráfica JB, o álbum foi editado pelos jornalistas Carlos César e Juca Pontes, com projeto gráfico do designer Mário Miranda. Tem apresentação de Agnaldo Almeida e participação do jornalista Nonato Guedes.



Fonte: ParlamentoPB


Notícia Postada em 25/11/2013


  VEJA TAMBÉM!

[25/11/2014] - REAÇÃO: “Quem não estiver com o governo peça exoneração”, recomenda Ricardo
[25/11/2014] - Polícia Federal paralisa atividades por 48 horas na Paraíba
[25/11/2014] - Maísa Cartaxo deve ser o nome escolhido para vice na chapa de Veneziano Vital do Rêgo
[25/11/2014] - Polícia prende acusado de praticar atos libidinosos com criança de 6 anos em João Pessoa
[25/11/2014] - Moradores interditam BR-230 próximo ao Porto de Cabedelo; Postos já começam a ficar sem combustível
[25/11/2014] - "Estão tentando criar uma situação para que eu pareça o causador do rompimento", declara RC
[25/11/2014] - DONA INÊS-PB. LADRÃO É PRESO POR POLICIAIS DO RN, COM APOIO DE POLICIAIS DA PB. O ACUSADO FOI ALVEJADO.
[25/11/2014] - Dupla é apreendida após roubar moto de sargento da polícia em Guarabira, no Brejo
[24/11/2014] - Inquérito apura denúncia de abuso cometido por padre na Paraíba
[24/11/2014] - Petrobras abre inscrições nesta segunda-feira com salário de R$ 8 mil

img   img
 
  NO AR
img
Programa: Talismã Fm
Com: O Orgulho da Gente!
Até as: 24:00 hs. No AR pra você
Email:
 
  RECEBA AS ATUALIZAÇÕES
img
Rádio Talismã 99,3 FM
Receba as atualizações do site direto em seu e-mail!
NOME:
E-MAIL:
 
  PEÇA SEU SOM
img
Seu nome:
Cidades / Estado:
Pedido / Mensagem :
 
  OUVINTE DO MÊS cadastre-se  
img
 
  TWITTER
img
 
  ENQUETE
img

Nenhuma Enquete encontrada!

 
  AGENDA
img
Nenhum registro encontrado!
 

© 2011 - www.talisma993fm.com.br - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por PC GOLD INFORMÁTICA