Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
HOME img A RÁDIO img PROGRAMAÇÃO img EQUIPE img NOTÍCIAS img CHAT img PROMOÇÕES img ANÚNCIE img FALE CONOSCO  
GALERIA DE FOTOS PARCERIAS COMO OUVIR? SUGESTÕES MURAL DE RECADOS AGENDA DE EVENTOS VIDEOS  
   
img   img
Instituto admite anulação definitiva do concurso da Guarda Civil de João Pessoa
Representante do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação afirma que em 15 dias será possível saber se houve vazamento de gabarito, o que levaria à anulação do concurso. Caso a fraude tenha sido gerada apenas por ponto eletrônico, o resultado seria mantido

Com a presença dos representantes do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), da procuradoria geral do município, delegacia de defraudações e Secretaria da Administração, o vereador Zezinho Botafogo (PSB) realizou, na manhã desta quinta-feira (3), no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), uma sessão especial que debateu o concurso público da Guarda Civil Municipal, que está suspenso por ordem judicial.

O concurso público foi convocado por meio do edital 01/2012, e organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação de Capacitação (IBFC). Zezinho lembra que as provas do concurso foram realizadas, mas as outras etapas foram suspensas devido a supostas fraudes, que estariam sendo investigadas pela Polícia Civil e procedimentos administrativos.

“Precisamos dar respostas aos habilitados, que estão peregrinando em busca de seus direitos. Recebi diversas solicitações dos habilitados para trazer essa discussão para esta Casa. Imediatamente conversei com o prefeito Luciano Agra (PSB), solicitando rapidez na realização do processo de investigação. Lembro que os habilitados merecem apoio do Poder Público e da sociedade na garantia do seu direito adquirido”, justificou Zezinho.

Compuseram a mesa, além do propositor da sessão, o vereador Benilton Lucena (PT), que secretariou os trabalhos; o diretor e o advogado do IBFC, Alexandre Faraco e Ricardo Ribas, respectivamente; o procurador geral de João Pessoa, Vandalberto Carvalho; o representante da Secretaria da Administração, Marcos Santos; o delegado de defraudações, Gustavo Santos; e o representante dos aprovados no concurso, Geraldo Medeiros Filho.

Esclarecimentos

Vindo de São Paulo para participar da sessão e comparecer ao Ministério Público (MP), Alexandre Faraco comentou que o Instituto já realizou diversos concursos por todo o país, a exemplo do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e do Ministério de Defesa, sempre sendo bem sucedido. “Nunca passamos por problemas de fraude em nossos concursos”, afirmou.

“Estou desconfortável pelo que aconteceu, mas logo que observamos que 34 candidatos de Pernambuco poderiam estar com escutas eletrônicas, notificamos o MP, a Prefeitura e a Secretaria de Segurança para abrir uma investigação. Sabemos que em Pernambuco existe uma quadrilha especializada em fraudar concursos, mas é necessário que haja uma investigação para comprovar o que aconteceu neste certame”, comentou.

O diretor ainda lembrou que não é possível julgar os 34 candidatos como fraudadores sem provas, sendo necessária uma investigação apurada. Ele estipulou o prazo de aproximadamente 15 dias para que se possa verificar o tipo de fraude que aconteceu no processo, pois é necessário saber se houve vazamento de gabarito, o que levaria a anulação definitiva do concurso.

O representante da Secretaria de Administração lamentou o fato que “conturbou todo o processo seletivo”, e garantiu que toda a investigação acontecerá dentro da transparência e regularidade. Ele informou que a PMJP foi recomendada pelo MP a suspender todo o processo até a apuração dos fatos, e afirmou que na próxima semana acontecerá uma reunião com o MP, a polícia civil, o procurador do município e a Comissão de Inquérito da Secretaria.

Já o delegado Gustavo Santos confirmou que existe uma quadrilha de fraudadores de concursos em Pernambuco, mas falou que é necessária cautela para descobrir o que aconteceu. Ele confidenciou que acredita não ter havido vazamento de gabarito, e sim apenas ponto eletrônico. Para ele, a investigação policial deverá levar ao menos 60 dias.

O representante dos aprovados no concurso, Geraldo Filho, afirmou que se for confirmado que só houve fraude por ponto eletrônico não haverá motivos para anular o processo, já que no edital de regulamentação do certame consta que os candidatos que forem pegos fraudando o processo serão eliminados. Ele ainda sugeriu que as outras etapas do concurso continuem paralelo às investigações. Outra aprovada no certame, Daniela Paiva, requereu o cumprimento do edital, e disse que o ordenamento jurídico está em favor dos aprovados, garantindo a continuidade do processo.

O procurador Vandalberto Carvalho falou que o concurso foi eleito como prioridade do prefeito Luciano Agra, e que era de seu maior interesse empossar os aprovados para ver realizado o início de um processo de reestruturação da Guarda Municipal. Ele garantiu que a decisão que se chegar estará enlevada na transparência e na credibilidade, para dar orgulho aos aprovados de terem participado de um processo seletivo que prezou pela legalidade.


Fonte: ParlamentoPB


Notícia Postada em 04/05/2012


  VEJA TAMBÉM!

[25/11/2014] - REAÇÃO: “Quem não estiver com o governo peça exoneração”, recomenda Ricardo
[25/11/2014] - Polícia Federal paralisa atividades por 48 horas na Paraíba
[25/11/2014] - Maísa Cartaxo deve ser o nome escolhido para vice na chapa de Veneziano Vital do Rêgo
[25/11/2014] - Polícia prende acusado de praticar atos libidinosos com criança de 6 anos em João Pessoa
[25/11/2014] - Moradores interditam BR-230 próximo ao Porto de Cabedelo; Postos já começam a ficar sem combustível
[25/11/2014] - "Estão tentando criar uma situação para que eu pareça o causador do rompimento", declara RC
[25/11/2014] - DONA INÊS-PB. LADRÃO É PRESO POR POLICIAIS DO RN, COM APOIO DE POLICIAIS DA PB. O ACUSADO FOI ALVEJADO.
[25/11/2014] - Dupla é apreendida após roubar moto de sargento da polícia em Guarabira, no Brejo
[24/11/2014] - Inquérito apura denúncia de abuso cometido por padre na Paraíba
[24/11/2014] - Petrobras abre inscrições nesta segunda-feira com salário de R$ 8 mil

img   img
 
  NO AR
img
Programa: Talismã Fm
Com: O Orgulho da Gente!
Até as: 24:00 hs. No AR pra você
Email:
 
  RECEBA AS ATUALIZAÇÕES
img
Rádio Talismã 99,3 FM
Receba as atualizações do site direto em seu e-mail!
NOME:
E-MAIL:
 
  PEÇA SEU SOM
img
Seu nome:
Cidades / Estado:
Pedido / Mensagem :
 
  OUVINTE DO MÊS cadastre-se  
img
 
  TWITTER
img
 
  ENQUETE
img

Nenhuma Enquete encontrada!

 
  AGENDA
img
Nenhum registro encontrado!
 

© 2011 - www.talisma993fm.com.br - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por PC GOLD INFORMÁTICA