Quinta-feira, 28 de Março de 2024
HOME img A RÁDIO img PROGRAMAÇÃO img EQUIPE img NOTÍCIAS img CHAT img PROMOÇÕES img ANÚNCIE img FALE CONOSCO  
GALERIA DE FOTOS PARCERIAS COMO OUVIR? SUGESTÕES MURAL DE RECADOS AGENDA DE EVENTOS VIDEOS  
   
img   img
Governo apresenta Pacto pelo Desenvolvimento Social e desperta interesse do MEC
O Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba despertou o interesse do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante a I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) 2012, que está sendo realizada até esta sexta-feira (9), em Natal- RN. A apresentação do projeto foi realizada pelo secretário de Educação da Paraíba, Afonso Scocuglia.

O Pacto é uma ação do Governo do Estado que convocou, em 2011, a adesão de todos os municípios paraibanos, oferecendo uma contrapartida solidária em benefício da população nas áreas de Educação e Saúde. Mercadante demonstrou interesse em conhecer melhor o projeto e, inclusive, em apoiá-lo, reforçando a parceria existente entre os governos Federal e Estadual. Já foram repassados para os municípios, por meio do projeto, recursos na ordem de R$ 83 milhões.

Scocuglia também apresentou os resultados dos projetos que estão sendo desenvolvidos no Estado em parceria com o Ministério da Educação, tais como: o Mais Educação (escola em tempo integral), que passou de 105 escolas atendidas, em 2010, para 477, em 2012; a implantação do Ensino Médio Inovador em 37 escolas, beneficiando 20 mil alunos; a alfabetização de jovens e adultos em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); a implantação das escolas técnicas estaduais; e o Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, com 33 projetos em desenvolvimento.

O secretário disse que a reunião do Consed, iniciada nessa quarta-feira (7), está sendo muito importante, pois teve o objetivo de estabelecer um contato permanente entre o MEC e o Consed. "Segundo o ministro Mercadante, o Consed, a partir de agora, vai ter um papel importante na definição das políticas do MEC”, acrescentou o secretário. Ele disse ainda queo ministro reforçou a intenção de manter contato permanente para analisar as demandas e reivindicações da Paraíba.

País rico – Nesta sexta-feira, será elaborada uma agenda prática com as questões discutidas nos três dias do evento, para ser entregue aos três principais secretários do MEC que estavam presentes na reunião.

O ministro disse que o Brasil caminha para ser um país rico, mas não será desenvolvido enquanto não resolver a agenda da Educação. "Os secretários de Educação são os agentes públicos que levarão o país a dar esse salto para o desenvolvimento”, ressaltou.

Ele também falou sobre os avanços ocorridos na Educação de um modo geral, como a expansão de matrículas, o processo de avaliação que contribui para a melhoria visando estabelecer metas, a criação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a ampliação das instituições de ensino superior com experiências inovadoras – como o Prouni, com mais de um milhão de bolsas concedidas, o Fies (84 mil novas bolsas), o Reuni, o Mais Educação e o Pronatec, entre outros. Porém, ele reconheceu que há grandes desafios na alfabetização.

Mercadante ressaltou ainda que o Nordeste se desenvolveu muito nos últimos anos, mas a educação profissional e tecnológica é a oportunidade que a região precisa para corrigir as diferenças. Ele assegurou que as discussões em torno da Educação não poderiam ter outro enfoque, senão o aluno em sala de aula, e que o aluno estavam acima das questões partidárias. "Isso só é possível em parceria com governadores, prefeitos e secretários”, observou.

O ministro também falou sobre o piso salarial e o empenho que governos Federal e estaduais devem ter para a recuperação salarial da categoria, embora tenha que ser compatível com a situação financeira de estados e municípios. "Nada substitui o professor em sala de aula, ele é o principal agente no processo educacional”, enfatizou.


Fonte: Paraíba Online


Notícia Postada em 09/03/2012


  VEJA TAMBÉM!

[25/11/2014] - REAÇÃO: “Quem não estiver com o governo peça exoneração”, recomenda Ricardo
[25/11/2014] - Polícia Federal paralisa atividades por 48 horas na Paraíba
[25/11/2014] - Maísa Cartaxo deve ser o nome escolhido para vice na chapa de Veneziano Vital do Rêgo
[25/11/2014] - Polícia prende acusado de praticar atos libidinosos com criança de 6 anos em João Pessoa
[25/11/2014] - Moradores interditam BR-230 próximo ao Porto de Cabedelo; Postos já começam a ficar sem combustível
[25/11/2014] - "Estão tentando criar uma situação para que eu pareça o causador do rompimento", declara RC
[25/11/2014] - DONA INÊS-PB. LADRÃO É PRESO POR POLICIAIS DO RN, COM APOIO DE POLICIAIS DA PB. O ACUSADO FOI ALVEJADO.
[25/11/2014] - Dupla é apreendida após roubar moto de sargento da polícia em Guarabira, no Brejo
[24/11/2014] - Inquérito apura denúncia de abuso cometido por padre na Paraíba
[24/11/2014] - Petrobras abre inscrições nesta segunda-feira com salário de R$ 8 mil

img   img
 
  NO AR
img
Programa: Talismã Fm
Com: O Orgulho da Gente!
Até as: 24:00 hs. No AR pra você
Email:
 
  RECEBA AS ATUALIZAÇÕES
img
Rádio Talismã 99,3 FM
Receba as atualizações do site direto em seu e-mail!
NOME:
E-MAIL:
 
  PEÇA SEU SOM
img
Seu nome:
Cidades / Estado:
Pedido / Mensagem :
 
  OUVINTE DO MÊS cadastre-se  
img
 
  TWITTER
img
 
  ENQUETE
img

Nenhuma Enquete encontrada!

 
  AGENDA
img
Nenhum registro encontrado!
 

© 2011 - www.talisma993fm.com.br - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por PC GOLD INFORMÁTICA