Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021
HOME img A RÁDIO img PROGRAMAÇÃO img EQUIPE img NOTÍCIAS img CHAT img PROMOÇÕES img ANÚNCIE img FALE CONOSCO  
GALERIA DE FOTOS PARCERIAS COMO OUVIR? SUGESTÕES MURAL DE RECADOS AGENDA DE EVENTOS VIDEOS  
   
img   img
Sessão especial debate Festa da Luz em Guarabira. Confira principais pontos.
Na tarde desta terça-feira (17) foi realizada uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Guarabira para debater questões relacionadas a estrutura e segurança da Festa da Luz 2012. A plenária especial foi uma propositura do vereador Beto Meireles através do requerimento 1013/2011, aprovado em 22 de novembro passado, e contou com a presença dos vereadores Marcelo Bandeira e Chico Mala, de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, CDL, Hospital Regional, entre outros. Porém, secretários e adjuntos, e representantes da Prefeitura de Guarabira não compareceram, apesar do convite enviado pela Câmara.


Os principais pontos debatidos foram com relação às cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta, resultado de duas reuniões entre o Ministério Público, e órgãos relacionados à festa. Entre elas destacaram-se as vistorias nas barracas e demais estruturas da festa, a cobrança de estacionamento em local público, segurança, soltura dos fogos de artifícios, camarotes, horários, etc.


O vereador Beto Meireles classificou como produtiva a sessão, e lamentou que a representação da Prefeitura, principal organizadora da festa, faltasse a este importante debate.


Meireles fez questão de ressaltar que, independente de quem seja o gestor, ele torce para que haja sucesso na Festa da Luz, pois assim toda a cidade sai ganhando.

Bombeiros
De acordo com o Tenente Hugo César, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, o Plano de Operação da corporação está baseado no que foi seguido ano passado. Mas, uma mudança foi questionada pelo presidente da Casa Osório de Aquino relacionada aos fogos de artifício: ficou decidido no TAC que não serão soltos fogos este ano por questões de segurança. Segundo o Sargento Júnior do 3º BBM, até abril de 2011 não havia uma regulamentação específica que determinasse as normais ideais para a queima dos fogos. Antes ainda era aceita a soltura dos fogos de artifícios nas proximidades da festa, porém, agora, com as determinações estabelecidas pela nova regra, não há local próximo a festa que seja considerado seguro.


Ainda de acordo com o Sargento Júnior, caso seja apresentado um projeto que fique de acordo com as normas – principalmente, distante de habitações - no prazo de cinco dias antes da festa ainda há a possibilidade da queima dos fogos.


Consta também no TAC que o Corpo de Bombeiros e a Energisa farão vistorias nas estruturas da festa, como barracas, palcos, camarotes, entre outros.


• O efetivo do Corpo de Bombeiros contará com 25 homens, sendo 6 espalhados por todo o local do evento para prestar primeiros socorros, 4 viaturas, sendo duas ambulâncias, um veículo de busca e salvamento, e o caminhão de combate a incêndios. Além do efetivo normal que ficará a disposição na sede do Batalhão.


• O número de barracas foi diminuído este ano com vistas a melhoras no fluxo das pessoas nas proximidades do palco, assim como evitar mais roubos e furtos.


Policiais
O Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Ysmar Mota, também explanou sobre como será a atuação da Polícia Militar durante a Festa da Luz.


Segundo o comandante, a PM terá um reforço no sistema de comunicação e acréscimo no número de plataformas de observação. O mesmo lembrou que rondas continuarão a ser feitas nos bairros e principais vias de acesso a festa.


O superintendente da 3ª Delegacia Regional, Norival Portela, ressaltou que também haverá equipes extras durante os dias de festa, e afirmou que haverá uma Delegacia Móvel nas imediações da Praça Novo Milênio, onde também poderão ser deixados pertences alheios encontrados.


De acordo com Portela, o final da festa é o período que mais há ocorrências. Este ano também serão feitas investigações acerca dos chamados “paredões”, que podem estar se utilizando de baterias furtadas de torres de telefonia celular.


• O efetivo de Policias Militares chegará a cerca de 120 homens nas cinco noites principais do evento.


• O comandante da PM pediu para que a população reaja com naturalidade às abordagens policiais que serão feitas aos transeuntes nos principais acessos a festa, lembrando que é para a segurança de todos.


• Não serão permitidas que as pessoas utilizem bebidas em garrafas de vidro durante a festa. As barracas de bebidas estão proibidas de permitir que o consumidor se afaste levando vasilhames de vidro.


• Flanelinhas poderão atuar durante as festividades, Porém, não será tolerada a cobrança de estacionamento em locais públicos, assim como a coação e intimidação para o pagamento de estacionamento por parte dos “olheiros”. A responsabilidade da fiscalização será da Prefeitura, com o apoio da PM.


• O horário limite para o encerramento dos shows será 03h e 30min, sem tolerância. Também não será permitido o uso de paredões após este horário.


• Haverá moto-patrulhamento nas principais ruas de acesso a festa para evitar a cobrança de estacionamento em locais públicos, e abordagens nas Manzuás pelo policiamento de transito.


• A recomendação da Polícia Civil é que a população leve só documentos realmente necessários para a festa, como a Carteira de Identidade, e/ou Carteira de Motorista e documentos do veículo. Assim como evitar levar celulares e câmeras.


• A PC também terá homens à paisana entre as pessoas.


Hospital Regional
Segundo o diretor do Hospital Regional, Marcos Diogo, o hospital fará uma parceria com a Unidade de Pronto Atendimento e haverá uma UTI móvel a disposição da população. Além de equipe médica disponível no horário da festa para atender a demanda de pacientes.


Camarotes e comércio
O empresário Carlos Madson também esteve presente na sessão e teceu algumas críticas a respeito da organização da prefeitura para festa. Segudno o mesmo, a administração municipal deveria ter previsto o crescimento natural da festa ao longo dos anos. Para Madson, o local onde é realizada a festa atualmente já não comporta mais o número de pessoas, que por vezes chega a 50 mil pessoas em uma única noite, sendo que só há espaço para 30 mil.


Apesar do crescimento ser positivo, a limitação do espaço acaba prejudicando em alguns aspectos, como os camarotes. De acordo com Madson, ele teve que dizer inúmeros “nãos” a pessoas que o procuraram em busca de camarote.


Madson também lamentou a falta de organização da prefeita em não saber resolver questões internas entre aliados. Assim como o fato de Solânea ser menor que Guarabira e ter um São João muito maior que o da rainha do brejo.


Ele também aproveitou a ocasião para sugerir que a cidade tenha um centro para grandes eventos, onde comporte o crescente número de visitantes, como já há em varias cidades do estado.


O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarabira, Robério Arnaud, frisou que a festa movimenta toda a região, e é o que mantém o comércio da cidade aquecido após as festas de fim de ano, movimentando o capital econômico de diversos segmentos, como a rede hoteleira, serviços, transportes, entre outros.



Fonte: Portal Independente


Notícia Postada em 18/01/2012


  VEJA TAMBÉM!

[25/11/2014] - REAÇÃO: “Quem não estiver com o governo peça exoneração”, recomenda Ricardo
[25/11/2014] - Polícia Federal paralisa atividades por 48 horas na Paraíba
[25/11/2014] - Maísa Cartaxo deve ser o nome escolhido para vice na chapa de Veneziano Vital do Rêgo
[25/11/2014] - Polícia prende acusado de praticar atos libidinosos com criança de 6 anos em João Pessoa
[25/11/2014] - Moradores interditam BR-230 próximo ao Porto de Cabedelo; Postos já começam a ficar sem combustível
[25/11/2014] - "Estão tentando criar uma situação para que eu pareça o causador do rompimento", declara RC
[25/11/2014] - DONA INÊS-PB. LADRÃO É PRESO POR POLICIAIS DO RN, COM APOIO DE POLICIAIS DA PB. O ACUSADO FOI ALVEJADO.
[25/11/2014] - Dupla é apreendida após roubar moto de sargento da polícia em Guarabira, no Brejo
[24/11/2014] - Inquérito apura denúncia de abuso cometido por padre na Paraíba
[24/11/2014] - Petrobras abre inscrições nesta segunda-feira com salário de R$ 8 mil

img   img
 
  NO AR
img
Programa: Talismã Fm
Com: O Orgulho da Gente!
Até as: 24:00 hs. No AR pra você
Email:
 
  RECEBA AS ATUALIZAÇÕES
img
Rádio Talismã 99,3 FM
Receba as atualizações do site direto em seu e-mail!
NOME:
E-MAIL:
 
  PEÇA SEU SOM
img
Seu nome:
Cidades / Estado:
Pedido / Mensagem :
 
  OUVINTE DO MÊS cadastre-se  
img
 
  TWITTER
img
 
  ENQUETE
img

Nenhuma Enquete encontrada!

 
  AGENDA
img
Nenhum registro encontrado!
 

© 2011 - www.talisma993fm.com.br - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por PC GOLD INFORMÁTICA