Sexta-feira, 29 de Março de 2024
HOME img A RÁDIO img PROGRAMAÇÃO img EQUIPE img NOTÍCIAS img CHAT img PROMOÇÕES img ANÚNCIE img FALE CONOSCO  
GALERIA DE FOTOS PARCERIAS COMO OUVIR? SUGESTÕES MURAL DE RECADOS AGENDA DE EVENTOS VIDEOS  
   
img   img
RC defende democracia participativa nos municípios
O governador Ricardo Coutinho abriu oficialmente, na noite desta sexta-feira (18), no auditório do Hotel Ouro Branco, o 1º Seminário Paraibano de Democracia Participativa. O evento marca o início do processo de formação da Rede Paraibana de Orçamentos Participativos e Democráticos nos municípios.

Ricardo defendeu a abertura de espaços nos municípios para que a população defina as prioridades de suas regiões, participando da elaboração do orçamento com a visão real do que é possível e do que não é possível fazer. "Queremos construir um modelo novo, que reforce a democracia real, e não apenas o ato de votar a cada ano. É preciso criar espaços permanentes para que, independentemente do governo, a população defina prioridades, fiscalize e construa uma rede que não passe apenas pela democracia representativa”, ressaltou.

Mais de 500 inscritos, de João Pessoa e de outros municípios do Estado, participam do seminário, que se encerra neste sábado (19). Integraram a mesa do seminário o governador Ricardo Coutinho, a secretária de Planejamento de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, representando o prefeito Luciano Agra, o secretário de Planejamento do Estado, Gustavo Nogueira, a subsecretária do Orçamento Democrático do Estado, Ana Paula Almeida, o secretário do Orçamento Democrático da Prefeitura de João Pessoa, Tibério Limeira, a professora da UFPE Suely Leal, e os conselheiros do OD José Vieira e Tadeu Neves.

Orçamento 2012 – Ricardo Coutinho disse que a política de democracia participativa no Estado começa a dar resultados, com a inclusão, no orçamento de 2012, de demandas coletadas em cada uma das regiões onde houve plenárias do Orçamento Democrático. Segundo ele, a Paraíba começa agora, em pleno século XXI, a construir o caminho que permitirá o estabelecimento de uma relação diferenciada entre o Estado, os municípios e o povo. "É por esse caminho que as pessoas participarão do processo de gestão com mais informação e poder – e é a partir dessa atitude que surgirão melhores escolas, creches e unidades de saúde, por exemplo.”

Segundo o secretário de Planejamento do Estado, Gustavo Nogueira, 39,5% da peça orçamentária de 2012 é de demandas geradas nas 15 audiências do Orçamento Democrático. "Isso é muito importante, pois temos certeza de que o orçamento encaminhado para a Assembleia Legislativa não está assinado apenas pelo governador, mas por milhares de cidadãos paraibanos.”, destacou.

Durante o evento foram enfocados os desafios dos programas de orçamentos democrático-participativos na Paraíba, a partir das experiências locais de gestão compartilhada. A subsecretária do orçamento Democrático, Ana Paula, avaliou que esse primeiro seminário possibilita a construção de um espaço de diálogo entre a sociedade civil e as experiências de gestão pública, com metodologias participativas existentes no Estado, como também inicia a discussão sobre as diretrizes para a formação de uma rede estadual de orçamentos democrático-participativos.

Conferência – A primeira conferência aconteceu às 20h30, com a palestrante Suely Leal, professora do Programa de Pós-Gradução em Desenvolvimento Urbano do Departamento de Arquitetura da UFPE, doutora em Economia pela Unicamp e pós-doutora em Urbanismo pelo Instituto de Urbanismo de Paris. Ela abordou o tema "Democracia Participativa – os desafios das experiências de orçamentos democráticos participativos”.

Após a conferência, a programação seguiu com os grupos temáticos paralelos: "Participação e Controle Social”; "Modelos e Metodologias de Orçamento Participativo”; "Estrutura e Organização Institucional”; e "Outras formas de Participação Popular”, com a presença dos professores João Bosco Ferreira, mestre e doutorando em Sociologia pela Universidade de Granada, na Espanha; Gustavo Tavares da Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Adriana Freire, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O seminário é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), da Subsecretaria do Orçamento Democrático Estadual (ODE) e da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático do Município de João Pessoa (ODM).

Experiência – Das 9h às 16h desta sexta-feira (18), antes da abertura oficial do seminário, prefeitos, secretários e representantes de 17 municípios paraibanos, além dos gerentes regionais do Orçamento Democrático Estadual, se reuniram para partilhar as experiências dos gestores que trabalham com orçamentos participativos e democráticos da Paraíba. Atualmente, 26 municípios do Estado já possuem essa experiência e começam a iniciar o processo de implantação da rede estadual de orçamentos democráticos.

Ana Paula Almeida fez uma explanação sobre a implantação do OD no Estado da Paraíba. Ela tratou da democratização do planejamento público e da promoção de uma nova cultura administrativa, democratizando a relação do Estado com a sociedade por meio de novos espaços.

Já Tibério Limeira ressaltou as experiências de João Pessoa para os prefeitos e representantes das prefeituras de Campina Grande, Patos, Poço José de Moura, Joca Claudino, Mamanguape, Serra Grande, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Conceição, Poço Dantas, Sobrado, Pombal, Monteiro, Lucena, Sapé e São Mamede.

Comissão – No final da reunião, ficou definida a comissão que vai elaborar a proposta de Rede Paraibana de Orçamentos Participativos e Democráticos, que ficou assim constituída: João Pessoa – um representante do ODE e outro do ODM; Patos – José Taunay; Mamanguape – Nilson José; Sapé – Garibaldi Souza; e Carrapateira – Marcos Lira (secretário de Finanças). A primeira reunião da comissão está marcada para dia 27 de janeiro de 2012, em local ainda a ser definido.



Fonte: Paraíba Já


Notícia Postada em 19/11/2011


  VEJA TAMBÉM!

[25/11/2014] - REAÇÃO: “Quem não estiver com o governo peça exoneração”, recomenda Ricardo
[25/11/2014] - Polícia Federal paralisa atividades por 48 horas na Paraíba
[25/11/2014] - Maísa Cartaxo deve ser o nome escolhido para vice na chapa de Veneziano Vital do Rêgo
[25/11/2014] - Polícia prende acusado de praticar atos libidinosos com criança de 6 anos em João Pessoa
[25/11/2014] - Moradores interditam BR-230 próximo ao Porto de Cabedelo; Postos já começam a ficar sem combustível
[25/11/2014] - "Estão tentando criar uma situação para que eu pareça o causador do rompimento", declara RC
[25/11/2014] - DONA INÊS-PB. LADRÃO É PRESO POR POLICIAIS DO RN, COM APOIO DE POLICIAIS DA PB. O ACUSADO FOI ALVEJADO.
[25/11/2014] - Dupla é apreendida após roubar moto de sargento da polícia em Guarabira, no Brejo
[24/11/2014] - Inquérito apura denúncia de abuso cometido por padre na Paraíba
[24/11/2014] - Petrobras abre inscrições nesta segunda-feira com salário de R$ 8 mil

img   img
 
  NO AR
img
Programa: Talismã Fm
Com: O Orgulho da Gente!
Até as: 24:00 hs. No AR pra você
Email:
 
  RECEBA AS ATUALIZAÇÕES
img
Rádio Talismã 99,3 FM
Receba as atualizações do site direto em seu e-mail!
NOME:
E-MAIL:
 
  PEÇA SEU SOM
img
Seu nome:
Cidades / Estado:
Pedido / Mensagem :
 
  OUVINTE DO MÊS cadastre-se  
img
 
  TWITTER
img
 
  ENQUETE
img

Nenhuma Enquete encontrada!

 
  AGENDA
img
Nenhum registro encontrado!
 

© 2011 - www.talisma993fm.com.br - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por PC GOLD INFORMÁTICA