Terça-feira, 22 de Setembro de 2020
HOME img A RÁDIO img PROGRAMAÇÃO img EQUIPE img NOTÍCIAS img CHAT img PROMOÇÕES img ANÚNCIE img FALE CONOSCO  
GALERIA DE FOTOS PARCERIAS COMO OUVIR? SUGESTÕES MURAL DE RECADOS AGENDA DE EVENTOS VIDEOS  
   
img   img
Ricardo Coutinho assina protocolo para instalação de usina termo solar
A Paraíba ganhará a primeira Usina Termo Solar da América Latina, com capacidade de gerar 50 MW de energia. O primeiro passo para a viabilização do empreendimento foi dado na manhã desta sexta-feira (11), no Palácio da Redenção, com a assinatura do Protocolo de Intenções pelo governador Ricardo Coutinho, o prefeito de Coremas, Edilson Pereira, e o representante da empresa Rio Alto Energia, de São Paulo.

Com investimentos previstos de R$ 350 milhões em 24 meses, a Usina Solar de Coremas será um marco por ser a primeira licenciada no Brasil com capacidade de geração de 50 MW de energia elétrica. No termo assinado, a empresa Rio Alto Energia se compromete a iniciar a instalação da unidade industrial em 12 meses, tendo um total de 24 meses para colocar a usina em operação. A energia a ser produzida será vendida ao Governo Federal, por meio de leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ricardo Coutinho destacou a importância do empreendimento para a geração de fontes de energias limpas na Paraíba e disse que o Governo se empenhou desde o início pela instalação da usina, com incentivos fiscais e apoio institucional. “Esse é um empreendimento fundamental para o aproveitamento de algo que está disponível em abundância como o sol para criar um negócio com base sustentável”, avaliou o governador, que, na última quinta-feira (10), juntamente com os governadores do Nordeste e o de Minas Gerais, assinou uma moção ao Governo Federal cobrando abertura para o financiamento de projetos de energia limpa (como eólica e solar), que hoje são feitas apenas pelo BNDES.

Renda e inclusão social – Um dos diretores da Rio Alto Energia, Edmond Charker Júnior, disse que o empreendimento vai criar 1,5 mil empregos diretos. Na segunda etapa, o grupo pretende instalar uma pequena fábrica para transformar a casca do coco produzido em Sousa em fonte energética ou em matéria prima, o que vai proporcionar renda e inclusão social. Edmond explicou que outro projeto da empresa é a instalação de estufas abaixo das placas solares de captação, para a geração de alimentos orgânicos por meio de aeroponia, possibilitando o plantio de hortifruti na região. “Esse projeto é muito utilizado nos Estados Unidos, na Espanha e em Israel para a produção de alimentos saudáveis”, destacou.

Outro dos três diretores da empresa, Rafael Brandão, citou como fatores decisivos para a instalação da usina em Coremas a grande incidência solar na região, a existência de um grande açude, com água em abundância, e o estudo de níveis de irradiação. Rafael também destacou a receptividade e o apoio do Governo do Estado e da prefeitura de Coremas. “A vontade do grupo é conseguir o financiamento do BNDES para se instalar em Coremas o mais rápido possível, ampliar o empreeendimento e ficar no Estado por um longo período”, destacou.

Energia limpa – O secretário de Planejamento do Estado, Gustavo Nogueira, disse que o empreendimento é importante por estimular o uso de energia limpa e criar 1,5 mil empregos diretos, o que auxiliará a inclusão social da população de Coremas. “O próximo leilão do Governo Federal será decisivo, mas os investidores já adquiriram a área e já elaboram os projetos financeiros e ambientais para implantação da usina de energia solar”, afirmou.

De acordo com a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margarete Bezerra, a empresa incentiva o projeto desde o início, por meio de estudos e incentivos fiscais, além da doação de parte de uma área de 200 hectares. “Queremos diversificar a matriz energética na Paraíba por meio de projetos de energia eólica e solar, que garantam energia limpa no futuro. Isso tem tudo a ver com o projeto de desenvolvimento do Estado”, disse.

O msecretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Renato Feliciano acrescentou que o governador Ricardo Coutinho e o Estado estão dando todo o apoio institucional para incluir a energia solar nos leilões da Aneel, e também para que o Governo Federal inclua projetos de produção de energias limpas em suas linhas de financiamentos.

Desafio – O prefeito de Coremas, Edmilson Pereira, comemorou a assinatura do protocolo de intenções e acredita que a usina irá contribuir para o desenvolvimento econômico e turístico da região, além de estimular outros setores, como o comércio e os serviços. Ele também destacou o impacto do empreendimento na arrecadação dos tributos. “O desafio da prefeitura e do Governo do Estado é promover a capacitação da mão-de-obra e da infraestrutura do locais, para que os empregos fiquem no município e também”, avaliou.

A Rio Alto Energia, que atua na geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis, conta com sete projetos de PCHs em Minas Gerais e Goiás, somando 124 MW. A usina termo solar de Coremas vai gerar 50 MW de energia solar, com complemento de biomassa.

Secom-PB

Fonte: Politica PB


Notícia Postada em 12/11/2011


  VEJA TAMBÉM!

[25/11/2014] - REAÇÃO: “Quem não estiver com o governo peça exoneração”, recomenda Ricardo
[25/11/2014] - Polícia Federal paralisa atividades por 48 horas na Paraíba
[25/11/2014] - Maísa Cartaxo deve ser o nome escolhido para vice na chapa de Veneziano Vital do Rêgo
[25/11/2014] - Polícia prende acusado de praticar atos libidinosos com criança de 6 anos em João Pessoa
[25/11/2014] - Moradores interditam BR-230 próximo ao Porto de Cabedelo; Postos já começam a ficar sem combustível
[25/11/2014] - "Estão tentando criar uma situação para que eu pareça o causador do rompimento", declara RC
[25/11/2014] - DONA INÊS-PB. LADRÃO É PRESO POR POLICIAIS DO RN, COM APOIO DE POLICIAIS DA PB. O ACUSADO FOI ALVEJADO.
[25/11/2014] - Dupla é apreendida após roubar moto de sargento da polícia em Guarabira, no Brejo
[24/11/2014] - Inquérito apura denúncia de abuso cometido por padre na Paraíba
[24/11/2014] - Petrobras abre inscrições nesta segunda-feira com salário de R$ 8 mil

img   img
 
  NO AR
img
Programa: Talismã Fm
Com: O Orgulho da Gente!
Até as: 24:00 hs. No AR pra você
Email:
 
  RECEBA AS ATUALIZAÇÕES
img
Rádio Talismã 99,3 FM
Receba as atualizações do site direto em seu e-mail!
NOME:
E-MAIL:
 
  PEÇA SEU SOM
img
Seu nome:
Cidades / Estado:
Pedido / Mensagem :
 
  OUVINTE DO MÊS cadastre-se  
img
 
  TWITTER
img
 
  ENQUETE
img

Nenhuma Enquete encontrada!

 
  AGENDA
img
Nenhum registro encontrado!
 

© 2011 - www.talisma993fm.com.br - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por PC GOLD INFORMÁTICA